Onde estão os 9? Lc 17:17
Nos tempos de Jesus a sociedade que vivia imersa em conceitos do judaísmo ortodoxo e do farisaísmo considerava que uma pessoa que era portadora da doença chamada lepra era pecadora.
Além do sofrimento de estar sofrendo de uma doença que consumia a carne da pessoa ainda em vida, os leprosos eram marginalizados, abandonados pela família, pelos amigos, por aqueles que juraram amor incondicional a eles.
Um dia passava Jesus pela região da Samaria e Galileia quando 10 leprosos, de longe gritaram: Jesus Mestre, tem compaixão de nós. Essa narrativa está em Lc 17: 11 a 19
Aprendo que quando o individuo reconhece sua situação desesperadora e clama pela compaixão de Jesus Ele sempre se compadece, quem buscar vai encontrar. A resposta de Jesus é que eles se apresentem ao sacerdote, isso porque o sacerdote examinava a pessoa e se constatasse que eles não tinham a lepra eram reintegrados a sociedade.
Eles então, foram se apresentar ao sacerdote e enquanto iam foram purificados, aprendo que sua purificação e cura se deu na obediência, em Dt 28 está a afirmação que as bençãos virão e alcançarão os obedientes, não importa como foi seu passado, para Jesus não imposta o que você fez de sua vida até agora, importa o que fará com ela de agora em diante.
Mas somente um voltou para glorificar a Deus e agradecer pela cura, então Jesus pergunta, não eram 10? Onde estão os 9? Somente um voltou para dar glória a Deus?
Onde estão os 9? Voltaram para as pessoas que lhes haviam virado as costas? Receberam o beneficio da cura e não se importaram mais com o futuro? Quiseram aproveitar mais um pouco do que o mundo lhes oferecia? Talvez até naquele dia triste estavam lá gritando Barrabás ou crucifica-O.
Mas ao que voltou Jesus disse, " Tua fé te salvou"
Somos imperfeitos mas a ingratidão nos torna cegos, somos pecadores mas a ingratidão nos torna abomináveis, somos pequenos mas a ingratidão nos torna miseráveis.
Será que ainda hoje, Jesus ao olhar o homem e a mulher que buscam Seus benefícios, ainda pergunta, onde estão?
Onde estão os 9? - Pr. Messias Bueno