O ser humano é cheio de relações, na verdade é impossível viver sem nos relacionar-mos, estamos acompanhados no mundo, veja, me relaciono com meus parentes, amigos, irmãos até mesmo com meu cachorro. Até que isso não é surpresa pra ninguém, o que na verdade me intriga é como as pessoas se relacionam com o Divino, é sério, as vezes penso o que as pessoas imaginam quando oram, por exemplo: Será que imaginam um velhinho de barba branca sentado num trono com vários anjos voando ao seu redor, ou imaginam, um jovem de longos cabelos e barba castanhos com uma coroa de espinhos sobre a cabeça, braços abertos numa cruz e com um olhar desfalecido?
Não que isso possa fazer diferença, se a oração é feita de coração sincero e enraizada na palavra de Deus, mas o que uma pessoa imagina quando se relaciona com Deus pode fazer diferença no seu comportamento, isso creio que pode, penso que se uma pessoa crê num Deus distante e indiferente, nela não será produzida a fé que liberta, pois porque um Deus que tem tantos problemas pra resolver no mundo, como guerras, fome, violência e injustiças diversas se preocuparia com o meu aluguel que vai vencer ou com a entrevista de emprego amanhã de manhã, ou quem sabe, com o que me espera no futuro, ou minha dor de dente?
Também se uma pessoa tenta obter o favor de um Deus que está de mãos atadas numa cruz, como em sua mente poderá ter fé que Ele poderá curar uma enfermidade ou suprir o armário ou a geladeira?
Relacionar-mos com o Deus vivo é relacionar-mos com o mistério, nunca ninguém viu a Deus, porque Deus é espírito e está ai, bem ai onde você está sentado agora lendo este pensamento.
É mistério porque Ele já sabe o que você precisa só está esperando sua oração pois quer que você se aproxime Dele, além do mais é misteriosa Sua forma de agir, pode mandar corvos te trazerem o alimento ou pode jogar o maná sobre você, pode te mandar remover a pedra ou pode lançar os montes sobre o mar, pode parar o sol ou pode te mandar construir uma arca para navegar sobre as águas das muitas chuvas.
Se relacionar com Deus nada mais é que viver Sua vida, pensar Seu pensamento, desejar Seu desejo, se relacionar com Deus é amar, viver, se importar, é abraçar um desanimado, alimentar um faminto, visitar um enfermo, meditar em Sua palavra e falar com Ele em toda situação.
E quando lembro das maravilhas que Ele fez em todas essas situações que vivi com Ele, então oro imaginando o Deus do impossível ouvindo meu clamor, já não importa Sua forma ou Sua imagem, mas sim a realidade dos Seus feitos.
Certo é que Deus não está indiferente as nossas dores nem morto numa cruz, ela está vazia, mas está com o contrito de coração e com o abatido de espírito, Ele te toma pela mão e te faz vencer, e a vitória que vence o mundo é nossa fé no Deus vivo, que é mistério mas é Deus de perto. “Perto está o Senhor de todos os que o buscam”.
Pr. Messias Bueno