OLHE PARA A CRUZ
OLHE PARA A CRUZ

  OLHE PARA A CRUZ

João 19:16-18

A CRUZ nos ofrece ensino e o principal conhecimento, o mais importante para  a preservação da nossa vida.

Paulo Freire conta uma ilustração sobre um médico, um advogado e um engenheiro que ao precisarem atravessar de uma a outra margem de um violento rio, contrataram um barqueiro. Em meio à travessia, o médico perguntou ao barqueiro - Você conhece medicina? Ao que o barqueiro respondeu não, então o médico disse - Então você perdeu 25% da sua vida, o advogado fez a mesma pergunta ao barqueiro se ele conhecia direito cívil e o código penal, o barqueiro também respondeu negativamente, ao que o advogado disse - Então você perdeu 25% da sua vida, finalmente o engenheiro fez a pergunta também sobre engenharia, diante da resposta negativa do homem disse - Então você perdeu 25% da sua vida; Nesse instante, uma violenta onda virou o barco, então o barqueiro perguntou - Vocês sabem nadar? E eles apavorados responderam, não, não sabemos, o barqueiro então, nadando até a margem do rio disse - Então vocês perderam suas vidas inteiras.

Da mesma forma somos nós, podemos conhecer medicina, engenharia, direito, podemos sermos especialistas nos nossos ramos de trabalho, mas se não aprendermos a lição da cruz, estaremos perdendo toda nossa vida. Para aprender sobre ela, Jesus nos convida a olharmos para a cruz.

1) Olhe para as razões da cruz 

A. Foi por causa do nosso pecado. Romanos 3:23- “Porque todos pecaram, e destituídos estão da glória de Deus;”   Já nascemos pecadores 

B. Foi por causa da nossa iniquidade. Isaías 59:2“Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós eo vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”  além de nascermos pecadores escolhemos continuar pecando

C. Foi para nos salvar dos nossos próprio pecados. Romanos 5:9-“Muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos salvos da ira por meio dele” A cruz é a razão da nossa salvação.

2) Olhe a realidade da cruz

A. O sofrimento da cruz foi real. Jesus naquela cruz, não era um ator de Hollywood, os pregos eram reais, as farpas da madeira em suas costas eram reais, o sangue jorrando de seu corpo era real, assim como eram reais as marcas dos chicotes, das agressões e a coroa de espinhos. 

B. A vergonha da cruz foi real. somente os piores criminosos, os que não tinham a consideração e o respeito da sociedade eram condenados à cruz, ele foi despido diante de todos, aqueles que ele curou, aqueles que ele teve compaixão, diante de seus discipulos, sua familia, as autoridades e os religiosos que lhe fizeram oposição: Sim a vergonha da cruz era real.

C. O abandono na cruz foi real. Aqueles que uma semana antes o celebravam gritando "Hosanas, Bendito o que vem em nome do Senhor" Agora diziam " Crucifa-o, Crucifica-o

3) Olhe para os resultados da Cruz.

A. Pela cruz, obtemos perdão. B. Pela cruz, obtemos Paz.

Conclusão:

Da cruz depende nossa saúde espiritual e a vida eterna, pois não adianta obtermos todo o conhecimento secular se não entendermos a mensagem da cruz, como disse o Senhor Jesus: Louco, essa noite pedirão a tua alma, o que tens para dar? Para quem será?