QUATRO PROMESSAS EX. 6: 6 a 8
INTRODUÇÃO: O livro do Ex. narra uma das mais fascinantes histórias que envolveu o povo de Deus, a retirada do povo da nação opressora, com mão forte, nestes vrs vemos as promessas de Deus para o povo, Deus já havia revelado Seu Nome, Seu amor e Sua aliança, agora Deus faz promessas preciosas e especificas de intervenção na situação que afligia o povo.
1) Vos tirarei de debaixo da opressão da escravidão. O povo era oprimido,os homens obrigados a fabricarem tijolos e as mulheres tinham que servir as mulheres e os filhos dos egípcios, certa vez faraó determinou até que se matassem os recém nascidos de sexo masculino. Esse era o tratamento para com o povo de Deus, mas Deus viu isso e intercedeu em favor do seu povo, Deus continua o mesmo, se hoje algo ou alguém te oprime, espera que Deus irá intervir.
2) Vos livrarei da escravidão. Livramento é o que Deus faz a Seu povo, todos os que tentarem domina-lo segundo seus interesses mundanos cairão
3) Vos resgatarei com braço estendido. Essa expressão, com braço estendido nos mostra a amplidão da ação de Deus, não é uma intervenção, incompleta, pouco segura ou insuficiente, mas completa, suficiente e totalmente segura, apenas confie.
4) Vos levarei a terra que jurei dar a Abraão. Nos levará a um lugar de segurança, paz e crescimento para o povo
Outras coisas que aprendo aqui:
1) E sabereis que Eu Sou o Senhor vosso Deus: A ovelha conhece a vós do Pastor, você sabe quem é seu Deus? Você lembra como era antes de viver com Deus? Você reconhece que foi Deus que te tirou de onde ou como você estava? Se você é de Deus deve saber que o teu crescimento, paz e prosperidade, proteção etc.. vem Dele.
2) Vos darei a terra como possessão. Tudo é de Deus e Ele da a quem quer, não a quem merece porque não merecemos nada, não ao que corre como diz a escritura, mas ao que confia e é submisso e obediente a Ele, saiba que só dois homens dessa geração entraram na terra por que foram obedientes, submissos e confiaram.
3) Eu Sou O Senhor. Essa afirmação é verdadeira e poderosa, Deus é O Senhor de tudo, aqueles que se levantam contra Deus serão destruídos e abatidos e aqueles que se levantarem contra os servos de Deus, devem ter motivos de preocupação, Quem intentará acusação contra os escolhidos? É Deus quem os justifica LEIA RM 8; 33 a 39
CONCLUSÃO: Quero concluir com uma ilustração, um homem encontrou uma cobra ferida no caminho, ele a pegou, cuidou dela, curou suas feridas e a trouxe junto a ele, quando ela melhorou picou o homem, é isso o que muitos tem feito em retribuição a Deus e seus servos enviados para cuidarem uns dos outros; Aprendo ainda mais uma coisa, não devemos nós sermos a cobra, pois a cobra não entra na terra da promessa, mas sejamos como os únicos dois que foram fieis, submisso, obedientes e creram, essas herdaram as promessas.
leia esta passagem bíblica na biblia on line.