PEDIR, BUSCAR E BATER MT 7: 7,8
INTRODUÇÃO- / Estamos celebrando o dia das mães, a figura da mãe é a mais importante na formação das pessoas, primeiro é ela que nos mantém vivos e seguros no seu ventre no tempo da nossa formação física, no começo de tudo / É ela que nos protege, nos alimenta, nos aquece e nos ama, uma mãe sabe o que é dar boas dádivas a seus filhos, uma mãe vai entender essa mensagem muito bem, mas essa mensagem não é só para mães, mas para todo aquele que estiver na presença de Deus. O pensamento simplista é peça a benção, vai busca-la e bata à porta para pega-la, mas não foi assim que Jesus ensinou. Vamos meditar nesse VRS:
PEDIR-/ Faz parte do estado humano, não são só as crianças que pedem, nem só os necessitados e desvalidos, mas todos independente se ricos ou pobres, precisamos de auxilio, ninguém neste mundo é auto suficiente. -/ Mas existem várias formas de se relacionar com o pedir, alguns se acomodam a pedir e não lutam mais por suas causas, seu bem estar e nem mesmo pelo seu sustento, contentam-se em serem amparados a vida inteira sem esforçarem-se para mudar a situação, assim também é na vida espiritual daqueles que esperam apenas, auxilio espiritual de alguém, mas não desenvolvem sua salvação -/ Outros em sua vida espiritual se assemelham aos dependentes de drogas que pedem um auxilio para alimentar o vicio e logo em seguida querem mais e mais, assim são os dependentes de fatores externos para estarem bem, namoro, dinheiro, bens etc..-/ Mas existem também os que pedem para resolver uma situação, foi o caso de Neemias que ficou 4 meses orando, construindo diante de Deus sua petição e pediu ao rei que o deixasse ir p/ edificar os muro de Jerusalém-/ Aprendo com isso que devo pedir o que realmente importa para resolver a situação, não o fútil ou fugaz que não tem valor e logo me deixa a beira de outras necessidades- vejamos o restante deste texto:
BUSCAR-/ Ora sabemos que o que queremos devemos buscar com diligencia e empenho, muitos entendem essa frase do vr como buscar a benção, mas pense por um instante, não te parece obvio que Jesus ao falar em pedir, espera que estejamos na presença do pai para formular o pedido? Uma criança que quer um sorvete como ela pode pedir se o pai não estiver presente? Parece lógico ela invadir uma sorveteria passar pelo balcão se servir e ir embora? Nós que somos maus, atendemos os pedidos das crianças mas é necessário que ela nos busque e faça, então o pedido. Como vc faz seus pedidos a Deus? Como se Ele fosse o gênio da lâmpada? Ou vc dedica tempo em oração e leitura para busca-lo, vai a igreja para entrar em comunhão, ou Deus pra vc é um ser que tem obrigação de atende-lo quando vc quer algo? Sabemos que Jesus disse que todo o que busca encontra e então, devemos buscar a Deus e formular o pedido na presença Dele, mas ainda falta um detalhe:
BATER-/ Qual a finalidade de bater para que a porta se abra? Será só receber uma benção? Quando um necessitado bate em sua porta, ele espera receber apenas uma ajuda e ir embora, não é assim? Deus espera muito mais de nós quando batemos à sua porta, Ele espera que entremos, o abracemos, Ele espera ver nosso sorriso e gratidão por estarmos com Ele, Ele espera ver nossa alegria pelo fato Dele nos abrir a porta - / Mas Deus não está ansioso para nos abrir a porta , Ele está esperando mas não está ansioso e muitas vezes Ele não abre na primeira batida, sabe porque? Alguns de nós são tão tímidos, tão inseguros, tão imaturos que fazem como as crianças que batem na porta e saem correndo antes que alguém atenda, algumas pessoas querem ver seus pedidos atendidos mas tem pressa de sair da presença de Deus-/ Mas o abrir a porta que Jesus se refere, é entrar na comunhão com o Pai Celeste.
CONCLUSÃO -/ Pedir, Buscar e Bater são três ações do mesmo ato, no mesmo propósito, receber de Deus, buscar a Deus e estar com Deus quando a porta maravilhosamente se abrir.